Palavras do Rabino Pablo Berman

12 de novembro de 2021

Shabat Parashat Vaietze

Yaakov foge de sua casa por conselho de sua mãe, diante do juramente de seu irmão Esav de matá-lo por tê-lo enganado e roubado a benção que correspondia a Esav e não a Yaakov. No caminho, Yaakov dorme, e sonha. Ao despertar, são suas palavras as que nos demonstram que algo mudou nele, através desse sonho da escada em que os anjos divinos sobem e baixam.  

Nos relata o texto da Torá: “Vaikatz Yaakov mishnato vaiomer achen iesh Elokim bamakom haze veanochi lo iadati” Acordando, pois, Yaacóv do seu sono, disse: Na verdade Deus está neste lugar; e eu não sabia.  

Quantas vezes na vida nos fazemos esta pergunta, ao menos pensamos nisso. Em que momentos de nossas vidas tomamos consciência que “iesh Elokim vamakom haze” que há um Deus neste lugar. Resulta muito interessante o que acrescenta Yaakov, essa frase que nos traz o texto “veanochi lo iadati” e eu não sabia, não sabia que havia um Deus, não sabia que havia uma presença Divina, uma existência mais além de minha possibilidade de compreensão que existe e intervém no mundo, porque se eu soubesse, teria atuado de outra maneira, disse Yaakov. Com que frequência nos encontramos na presença de Deus, nos momentos cruciais de nossas vidas e somos conscientes Dele? Cada dia de nossas vidas.