B’nai B’rith Paraná

Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith Paraná faz história com sua exemplar ação social

A Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith Paraná é presidida desde agosto de 2018 pelo jornalista Szyja Ber Lorber, eleito pelos membros em substituição à Ester Proveller, de saudosa memória. É uma instituição da comunidade Israelita do Paraná, porém está vinculada ao Distrito 25 da B’nai B’rith Brasil que, por sua vez, se reporta à BB Internacional, com sede nos Estados Unidos.

O QUE É A B’NAI B’RITH?
A B’nai B’rith, que em hebraico significa “Filhos da Aliança”, é a mais antiga organização de defesa dos Direitos Humanos em todo o mundo. Fundada em 1843, em Nova York, a instituição judaica tem caráter universalista e atua em 54 países promovendo educação, campanhas humanitárias, combate à intolerância e a todo tipo de preconceito e racismo.

A atuação em Direitos Humanos desenvolve-se na ação contra o antissemitismo, o neonazismo, a discriminação e o cerceamento de direitos de modo geral, tendo por base ações educacionais, de comunicação e participação junto a organismos e instituições que estabelecem e promovem o diálogo inter-religioso, a cultura de paz e políticas públicas de combate ao racismo, para a construção da cidadania e pelo respeito à democracia e à diversidade entre os seres humanos. Também realiza serviços sociais.

A B’nai B’rith do Paraná vem, desde 1956 até os dias de hoje, mantendo uma intensa mobilização e atuação nas áreas de beneficência, de Direitos Humanos, social e cultural. A entidade trabalha no apoio ao aprimoramento da legislação contra o racismo em todas as suas formas e na defesa do direito do Estado de Israel para uma existência segura e pacífica, em harmonia com seus vizinhos.

TIKUN OLAM
Uma das atividades de maior repercussão da B’nai B’rith Paraná, com o apoio de voluntários, é o Projeto Tikun Olam, realizado no Hospital Infantil Pequeno Príncipe. O projeto caminha para o seu quinto ano de atividades e tem como foco levar um pouco de recreação e divertimento às crianças internadas naquela casa de saúde. São atividades variadas que envolvem música, dança, teatro, pintura, trabalhos manuais, brincadeiras, contação de histórias, etc., feitas mensalmente por um dedicado grupo de voluntários.

Toda esta ação no Hospital Pequeno Príncipe com o Projeto Tikun Olam (palavras que em hebraico querem dizer “reparar ou consertar o mundo”) representa nos ensinamentos judaicos qualquer atividade que melhore o mundo, aproximando-o do estado harmonioso para o qual foi criado. Tikun Olam implica que, embora o mundo seja inatamente bom, o Criador propositalmente deixou espaço para nós aperfeiçoarmos a Sua obra.

Todas as atividades humanas são oportunidades para cumprir essa missão, e todo ser humano pode ser envolvido em Tikun Olam. O projeto também é uma homenagem ao médico Ismar Strachman, irmão da B’nai B’rith do Paraná, já falecido e que atuava como pediatra no hospital. O objetivo do Projeto Tikun Olam é incentivar jovens e adultos a fazer um trabalho voluntário com as crianças que lá convalescem.

CONTRA A INTOLERÂNCIA
No Paraná, em sucessivas gestões, a Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith desenvolveu um trabalho específico contra a intolerância, através da disseminação do Ensino Sobre o Holocausto, concursos para a Rede Pública de Ensino, Jornadas Interdisciplinares para Educadores e palestras com sobreviventes sobre o Holocausto. Foram realizados quatro eventos desse tipo. É importante educar e mostrar para as novas gerações o que foi o Holocausto.

Transmitir aos professores de escolas públicas e aos universitários métodos para o ensino do Holocausto, tem servido de embasamento para que estudantes sejam orientados por seus professores para uma profunda reflexão sobre a intolerância. A primeira vez que esta experiência foi realizada no Paraná foi em 2008. O objetivo é propiciar o contato dos docentes com sobreviventes do nazismo e o conhecimento do impacto profundo que o Holocausto teve em suas vidas.

COM A OAB-PR
Com a OAB-PR, a B’nai B’rith, na ativa gestão de Ester Proveller Z”L, realizou na área de Direitos Humanos o Projeto Diálogos com a Sociedade, que teve conferências do arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, sobre Mobilidade Urbana, e do então embaixador de Israel no Brasil, o árabe druso Reda Mansour, sobre Direitos Humanos e Políticas de Imigração no Estado de Israel.

CONTRA O BULLYING
Com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná realizou um projeto para combater o bullying nas escolas.

PENSANDO O BRASIL
Juntamente com o Centro Universitário UniBrasil, Graciosa Country Club, Solar do Rosário e escritório Casillo Advogados, numa demonstração de integração social, de 2016 a 2018 a B’nai B’rith participou ativamente do evento “Pensando o Brasil”, que tem trazido a Curitiba grandes expressões da atualidade, como Demétrio Magnoli, Leandro Karnal, rabino Nilton Bonder, a historiadora Mary Del Priore, o humorista Marcelo Madureira, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, o comentarista Rodrigo Constantino, o economista Marcos Troyjo e o procurador da Lava Jato Carlos Fernando dos Santos Lima, entre outros. O objetivo foi debater ética, política e comportamento nos dias atuais.

NOVA DIRETORIA
A nova diretoria, eleita em outubro de 2018, ficou assim composta:
Presidente - Szyja Ber Lorber
Primeiro vice-presidente - Gustavo Berman
Segundo vice-presidente - Julio Zugman
Primeira-secretária - Marisa Nhuch
Segundo secretário - Waldemir Kurten
Primeiro-tesoureiro - Rubens Kunifas
Segunda-tesoureira - Etel Lerner
Diretores de cultura - Chil Zunster e Gilza Strachman
Diretor social - Isac Ingerbman e Marli Kunifas
Diretor de comunicação - Szyja Ber Lorber
Diretor de juventude - Alexandre Distefano
Assessor jurídico - Roland Hasson
Mentor - Isac Baril
Guardião - Leon Knopfholz
O Conselho Fiscal ficou composto por Henrique Naigeboren e Alegre Gomel Bronfman.

ASSENTO NA ONU
A B’nai B’rith É reconhecida como ONG e possui assento na ONU e também em outros foros internacionais e conselhos nacionais. Presta serviços comunitários de acordo com os mais elevados princípios da humanidade e do judaísmo, entre os quais o conceito de Tikun Olam, segundo o qual cabe a cada um de nós fazer deste um mundo melhor para todos. Assim, a B’nai B’rith Internacional já fundou hospitais, orfanatos, lares para idosos e bibliotecas, realizando incontáveis iniciativas e programas de interesse público.

CINCO DISTRITOS NA AMÉRICA LATINA
Existem cinco Distritos da entidade na América Latina:
Norte da América Latina e Caribe; Brasil; Argentina; Chile, Bolívia e Peru; Paraguai e Uruguai. A presidência é rotativa, e muda a cada dois anos. Tem como função representar a instituição no âmbito latino–americano diante da B’nai B’rith Internacional na coordenação de projetos e ações conjuntas nas áreas política, comunitária e educacional e emitir declarações públicas sobre os temas tratados por toda a instituição. Seu escritório central está situado no Uruguai.

HÁ 86 ANOS AQUI
No Brasil, a organização está presente há 86 anos. Banida durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945), voltou às atividades com a redemocratização, e desde então tem contribuído para o aperfeiçoamento de leis nacionais contra o racismo. Disso decorre o incentivo à fraternidade e ao diálogo inter-religioso, promovendo a inclusão social, a cultura da paz, a educação democrática e o trabalho social, atuando em parcerias com outros setores da sociedade.

COMBATENDO O ANTISSEMISMO E O BDS
Em março de 2019, o presidente da B’nai B’rith Paraná, Szyja Lorber, por indicação da B’nai B’rith Brasil integrou uma representação brasileira no 1º Foro Internacional Jurídico contra a Discriminação para discutir estratégias de combate ao antissemitismo e o BDS, em Santiago do Chile. O grupo do Brasil foi composto também pela advogada Andrea Vainer, da Comissão Jurídica da Confederação Israelita do Brasil (Conib), e pela advogada Lena Barcessat, da B’nai B’rith São Paulo.

O evento reuniu representantes de 11 países, a maioria da América Latina, mais Espanha, Israel e Estados Unidos, e debateu a adoção de estratégias jurídicas e midiáticas para combater o antissemitismo, desenvolvendo-se com palestras e trocas de experiências a respeito de estratégias jurídicas e leis vigentes em diversos países e como elas são aplicadas na prática.

OUTRAS ATIVIDADES
Em 2014 e 2015, a B’nai B’rith Paraná participou da Coordenação dos Festivais do Cinema Judaico de Curitiba. Em 2017, em apoio ao Projeto Shoah e ao grupo teatral do Colégio Estadual do Paraná, encenou a peça “Terror e Miséria no Terceiro Reich”, de Bertolt Brecht, mostrando as opressões sofridas e impostas pelos nazistas na Segunda Grande Guerra Mundial.