Palavras do Rabino Pablo Berman

Shabat Tetzave - Zachor

Chegou Purim, mais um ano. Mais um ano para nos reunirmos e lermos juntos a Leitura de Ester com toda a sua história. Fantasias. Desfiles. Rainhas. Purim nos ensina que tudo pode mudar. Em um só instante. E assim aconteceu conosco, na Pérsia há 2400 anos aproximadamente. Da tristeza à alegria em apenas dias.  

No Livro de Ester, Meguilat Ester podemos encontrar o seguinte pasuk (versículo): “La Iehudim aita ora vesimcha vesason vikar”. Para os judeus houve luz, alegria, regozijo e honra. Na hora que tudo voltou a ser como esperávamos e todos forma salvos, a alegria foi imensa.  

Mas por que a Meguilat Ester traz tantos sinônimos de alegria? Segundo os sábios, “Simcha”, que traduzimos como Alegria, é quando a pessoa vai fazer uma coisa boa, uma ação positiva e está confiante e esperançosa. Quando a pessoa está cheia de “simcha” na hora de ir fazer.
 

“Sason”, ou seja, “regozijo” é quando a pessoa já fez a obra correta e adequada, a pessoa fica cheia de regozijo. Assim como está escrito na poesia bonita de “El Adon” que rezamos cada Shabat: “smechim betzetam vê sasim beboam”. “Alegres na saída ao caminho, para fazer o bem, e regozijados na volta, após ter feito o que correspondia”.
 

Que possamos compartilhar um Chag Purim cheio de alegrias e regozijos para todos nós e todo o povo de Israel. E, por favor, não se esqueçam das mitzvot de Purim!! Ouvir a Meguilat Ester com nossa Opereta, isso na segunda-feira, às 18h30, trazer presentes de comidas para entregar a outras pessoas, ou seja “Mishloach Manot”. Entregar presentes comestíveis para pessoas carentes durante o dia de Purim, ou seja “Matanot la Ebionim”. E compartilhar todos o banquete de Purim de comida e bebida!