Palavras do Rabino Pablo Berman

16 de abril de 2021

Shabat Parashat Tazria - Metzora, Impurezas do espírito

A Torá narra o que significa o conceito de Tzaraat. A Torá nos dá todos os detalhes desta doença. Doença que se manifesta primeiro na pele. Geração após geração, os sábios tentam clarificar do que se trata, como funciona, em que circunstâncias se manifesta. E as opiniões rabínicas como sempre são muitas e diferentes. Mas todos concordam que é uma doença espiritual.

Em muitos comentários sobre o texto, encontraremos mais de um rabino apoiando que uma das causas pelas quais se manifesta a doença, essas manchas na pele, é o resultado de lashon hará, a má língua, a fofoca, tão conhecida e tão perigosa.

Entretanto, o Midrash em Vaikra Raba nos traz dez motivos pelos quais Tzaraat se manifesta. Por adorar deuses estranhos, por relações sexuais proibidas, por derramar sangue, por profanar o nome divino prometendo em seu nome e não cumprindo a palavra, por criticar Deus, por tirar proveito do dinheiro de outros, por roubar honra ou dinheiro dos demais, por egoísmo, por lashon hara (esse já tínhamos) e por hain hara, por inveja e avidez.

Nesse último ano e meio de pandemia temos vivenciado alguns desses 10 motivos suficientes para manifestar Tzaraat, talvez não na pele, mas sim no espírito de muitas pessoas, de governos e de países egoístas, oportunistas e indecentes. Mas também temos vivenciado seres humanos do bem que dão até as suas próprias vidas para salvar a vida do próximo. Que possamos ser contagiados pelo espírito daquelas pessoas que chegaram até esse Mundo para oferecer os seus corações.