Palavras do Rabino Pablo Berman

25 de setembro de 2020

Shabat Parashat Haazinu - Shabat Shuva

Temos alguns Shabatot muito especiais e significativos no calendário judaico. E hoje é um desses. O Shabat Shuva. Jogo de palavras entre a ideia ápice de Rosh Hashana e Yom Kipur de fazer teshuva, que indicamos como esse retorno ao caminho de Deus que nos afastamos e as primeiras palavras do capítulo 14 do Profeta Oshea que chama e implora ao povo de Israel a voltar a Deus  

Volte
, ó Israel, para Deus. Seus pecados causaram sua queda! Preparem o que vão dizer e voltem para Deus. Peçam-lhe: "Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.
 

Voltar a esse caminho que por diferentes motivos nos vamos afastando. Embora eu gosto mais de pensar a palavra “teshuva” com outros dos seus significados “resposta”. O que Deus reclama e exige de nós nessas datas sagradas e, particularmente, neste Shabat Teshuva é poder dar respostas. Deus nos procura e interpela e nos exige respostas. Quem somos, onde estamos, o que fizemos, o que não fizemos. Quais serão os planos para esse novo ano que se inicia. Pedimos ser inscritos e selados no Sefer Hachaim, está muito bem, ok, poderia dizer Deus. Mas a pergunta que nos interpela será: qual será a sua parte? O que você vai fazer para que valha a pena inscrever você mais um ano no Livro da Vida!  

Preparem o que vão dizer, diz o Profeta Oshea. Pensem muito bem. E não percam mais o tempo que é cada vez mais escasso.