Palavras do Rabino Pablo Berman

20 de novembro de 2020

Shabat Toldot, quando os irmãos brigam

Os gêmeos Esav e Yaacov nasceram de Rivká e Itzchak, após muitos anos sem que eles pudessem ter filhos. Embora Esav fosse o primogênito, ao crescerem, Yaacov desejava os direitos do irmão. Um dia, Yaacov fez um cozido de lentilhas. Nesse momento Esav voltou do campo e, em troca do cozido, faminto e cansado, aceitou vender a primogenitura a seu irmão mais novo.  

Naquela época a fome castigou novamente o país. Itzchak e sua família se mudaram para Grar, e ali, como acontecera com Avraham e Sara, as pessoas se interessaram pela bela Rivká. Agindo como Avraham, Itzchak mentiu e disse que Rivká era sua irmã. A verdade foi descoberta, mas ambos se salvaram. Itzchak envelheceu e quis abençoar os filhos antes de morrer. Yaacov se vestiu de Esaú para obter a bênção que correspondia ao seu irmão. A visão de Itzchak estava muito fraca. Como ele não enxergava bem, não descobriu o engano e acabou abençoando Yaacov no lugar do primogênito Esaú, como ele pretendia. Ao descobrir o que tinha acontecido, Esav resolveu matar o irmão. Yaacov temeu por sua vida e, aconselhado por sua mãe, fugiu para Charan, onde vivia Lavan, o irmão de Rivká.  

Muitos eventos, um depois do outro. O livro de Breshit não descansa em contar as histórias de nossos patriarcas e a conformação do povo de Israel. Dessa vez a história foca nos irmãos Esav e Yaacov. Desde o ventre já brigavam, preanunciando o que seria no futuro a vida deles.